A História

O Comitê ISCOS Emilia-Romagna nasceu em 1990, por iniciativa e incentivo de Enrico Giusti, sindicalista da CISL, falecido em Outubro de 2007.
 
Enrico, durante a década de 80, abriu um diálogo com o sindicato brasileiro CUT (Central Única dos Trabalhadores), quando apenas havia se legalizado. O dirigente da CUT Luiz Inácio Lula da Silva (atual presidente do Brasil), desde então, tornou-se um grande amigo de Enrico. A relação de cooperação, para além das inúmeras reuniões e intercâmbios entre CUT e sindicato CISL, se concretizou com a construção da "Escola Sindical 7 de Outubro", em Belo Horizonte, em colaboração com a CISL e FIM Nacional. Durante esses mesmos anos, Enrico começou a construir as bases para vários projetos de solidariedade ligados à proteção de crianças e adolescentes, com especial atenção ao tema do trabalho. Muitas das iniciativas de Enrico estão, ainda hoje, na base do trabalho diário da ISCOS ER.

O tipo de cooperação escolhido pelo comitê ISCOS E.R. baseia-se, desde o início, em uma relação de reciprocidade e de intercâmbio com os outros, acreditando que a mudança deve ser feita em conjunto ou nada pode ser mudado. Uma cooperação centrada, portanto, sobre a relação entre comunidades que nos obriga a questionar nossas próprias convicções, as nossas formas de vida e desenvolvimento, antes de ir ensinar algo a alguém.

Então, é também por opção política, que o comitê ISCOS E.R. não tem escritórios ou pessoal no exterior, mas realiza seus projetos em estreita colaboração com os parceiros locais com quem trabalha.

Muitos dos projetos ISCOS E.R. são projetos realizados graças ao autofinanciamento e à contribuição das categorias e das estruturas da CISL. Isso permite a construção conjunta do projeto e sua formulação sem rígida esquematização, prazos forçados e resultados improváveis. Em nossa cooperação a variável "tempo" é essencial, sabemos que as mudanças, principalmente aquelas sociais e organizacionais, são um processo lento.

 

Enrico Giusti: recordações de Piero Ragazzini
Nota biográfica (ISCOS E.R.)
Carta de condolências do Presidente Lula do Brasil
Memorando de CISL - CUT (em italiano) - Março de 2008
Comunicados de imprensa (editado pela UST CISL Bolonha)

Fotos históricas

ISCOS EMILIA ROMAGNA ONLUS - ISTITUTO SINDACALE PER LA COOPERAZIONE ALLO SVILUPPO
40121 Bologna - Via Milazzo, 16 - Tel. 051.256842 - 051.256853 - Fax 051.4210320 - C.F. 92025940377