ATIVIDADES NA ITÁLIA

ISCOS E.R., por ser uma ONG de origem sindical, presta especial atenção às atividades na Itália, especialmente com a colaboração de grupos e sindicatos territoriais. Isto porque não se pode haver mudanças sem a discussão sobre nosso modelo de vida e desenvolvimento. A nossa ação no território da Emilia-Romagna quer, portanto, abrir espaços para a reflexão e discussão, não somente sobre a cooperação e a solidariedade, mas também sobre modelos, representações do outro, diferenças e participação.

Desde 1990 ISCOS E.R. envolveu, a cada ano, em suas atividades, dezenas de jovens para os períodos de serviço civil, estágios e períodos de voluntariado. Graças à convenção em vigor entre a Universidade de Bolonha e CISL, muitos jovens, a cada ano realizam os seus estágios na sede da ISCOS contribuindo nas atividades diárias e, assim, aproximam-se das atividades da cooperação internacional.
Curso de bacharel em Ciências do Desenvolvimento e Cooperação Internacional
(http://www.spbo.unibo.it/spbo/Didattica/Lauree/2008/PaginaCorso20088043.htm?tab=Presentazione)

A partir de 2007, ISCOS E.R., juntamente com a ALAI ( Associação dos Trabalhadores Atípicos e Temporários da CISL), organizou o festival de cinema "Terra ao Trabalho," uma oportunidade de estar dentro do sindicato, acompanhar a exibição de filmes e documentários e, no final da projeção, ter um momento de discussão com os protagonistas e com especialistas no tema apresentado.

Como um membro do Comércio Alternativo de Ferrara, ISCOS E.R. promove a compra de produtos de comércio justo e solidário, especialmente durante os feriados de Natal.

ISCOS ER está sempre tentando promover uma relação de colaboração com as escolas na área local: os operadores de ISCOS E.R. estão disponíveis para a realização de reuniões sobre as questões da relação entre o Norte e Sul do mundo, modelos de desenvolvimento e decrescimento, projetos de cooperação, imigração, etc., disponibilizando especialistas e / ou testemunhas diretas e também oferecendo cursos que utilizam filmes sobre temas de interesse, livros e imagens fotográficas.

Juntamente à ALON, a unidade operativa de ISCOS em Forlì-Cesena organiza o Curso de Mediador Internacional para a Paz "Bertinoro 2008", que visa fornecer os primeiros instrumentos de base para pessoas que desejam estudar e experimentar os métodos de solução não violenta de conflitos, também a nível internacional, através do Corpo Civil de Paz.

Outras atividades organizadas pela ISCOS desde 2008:

• Brasil: um olho no futuro, encontro com Lina Boff (Reggio Emilia, 25 de Janeiro de 2008).
• Música e Solidariedade: Edoardo Bennato em concerto, (Bolonha, 24 de Maio de 2008).
• Confêrencia: Decrescimento, Reciprocidade e Cooperação: o sindicato perante uma nova forma de compreender o desenvolvimento, o trabalho e a sociedade. (Imola, 14 de Junho de 2008)
• 1 º Torneio " Taça Enrico Giusti " (Bolonha, 10/27 Junho 2008)
• Exposição fotográfica "Duas gotas de liberdade" (Etiópia), Bolonha 14-26 Outubro 2008
• Festival dos Direitos (em colaboração com COONGER), Ferrara 15-31 Março 2009

ISCOS também adere aos "Sinais de Paz" organizados pela Província de Bolonha.

ISCOS EMILIA ROMAGNA ONLUS - ISTITUTO SINDACALE PER LA COOPERAZIONE ALLO SVILUPPO
40121 Bologna - Via Milazzo, 16 - Tel. 051.256842 - 051.256853 - Fax 051.4210320 - C.F. 92025940377